Se parece ser fácil, pode ser perigoso para si!

Foi-lhe oferecido emprego na UE, independentemente da sua falta de experiência profissional, de conhecimentos e talvez apenas porque é bem parecido/a? Se sim, tenha cuidado e investigue corretamente! Empregos como dançarina/o, modelo, assistente de limpezas ou de loja, babá e afins podem ser uma armadilha e você pode estar em risco de se tornar vítima de tráfico sexual ou prostituição.

Antes de aceitar qualquer oferta de emprego, investigue cuidadosamente. A empresa que lhe oferece trabalho existe? Quem lhe oferece este trabalho e por quê? Quem vai pagar a sua viagem? Se você tiver de pedir dinheiro emprestado para chegar ao local, como é que o reembolso fica acordado? Tem alguém em quem confia para cuidar de si no novo país que possa conhecer antecipadamente a pessoa que lhe está a oferecer um "novo futuro" na UE? Há algo que não "bate certo" sobre a oferta de emprego?

 Encorajamo-lo/a a enviar um e-mail para uma ONG no seu país listada no nosso site para ajudá-lo/a. Se preferir também pode enviar um pedido de ajuda para info@trafficking.eu.

Esteja ciente deste perigos. Mantenha-se vigilante. Investigue adequadamente antes de aceitar qualquer oferta de emprego num novo país, especialmente empregos que pareçam bons demais para ser verdade.

Mantenha-se seguro/a e cuide de si!